sexta-feira, 28 de julho de 2017

Exercícios sobre Poríferos

Questão 1. Pesquise e responda qual é a função dos arqueócitos nos poríferos


Células que não têm estrutura ou função específica características do filo porífera, que podem originar os diversos tipos celulares das esponjas. Os arqueócitos têm papel fundamental na distribuição de nutrientes e secundário na digestão dos alimentos. Originam brotos e gêmulas, ambos estruturas reprodutivas, bem como óvulos e espermatozoides.

Questão 2. Explique a digestão nos poríferos

A digestão das esponjas é intracelular, pois não possuem sistema digestório. Elas se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é a abertura superior da esponja. As partículas podem permanecer retidas nos coanócitos, que fagocitam e digerem parcialmente as partículas que são enviadas para os amebócitos, os quais compõem o mesoílo. Os amebócitos, por sua vez, terminam a digestão e distribuem por todo o corpo.

Questão 3. Identifique cada uma das estruturas enumeradas na imagem abaixo e dê sua função

RESPOSTAS:
1 - Ósculo: abertura na parte superior da esponja que possibilita o contato com o ambiente externo, a saída do material não digerido e o fluxo da água.
2 - Coanócitos: mantêm o fluxo de água no interior do corpo da esponja e permitem a digestão da mesma.
3 - Mesoílo: ajuda a manter a coesão entre as camadas de pinacócitos e coanócitos e, também, contém outros componentes da esponja.
4 - Átrio: auxilia na passagem da água pelo interior da esponja e permite a entrada e a saída dos nutrientes vindos junto a ela.
5 - Porócitos: viabiliza a entrada da água e dos nutrientes no corpo do porífero.
6 - Amebócitos: auxiliam no crescimento corporal, na digestão, no transporte de nutrientes, na secreção de elementos esqueléticos e na reprodução.
7 - Pinacócitos: revestem externamente o corpo das esponjas.
8 - Espículas: auxilia na sustentação do corpo da esponja.

Questão 4. Indique a direção do fluxo de água nas esponjas

(O caminho da água está em azul)

Questão 5
RESPOSTAS:
  • Brotamento: consiste na formação de expansões na parede da esponja, que se projetam para o exterior, crescem e se destacam do corpo da esponja-mãe, originando uma nova esponja. 
  • Gemulação: consiste na formação de agregados celulares contendo grande quantidade de reservas nutritivas envoltos em camadas de espongina, os quais se separam da esponja original e, posteriormente, transformam-se em esponjas adultas.
Questão 6
RESPOSTAS:
a) A presença de cílios nas larvas está associada à movimentação das mesmas por natação.
b) Esponjas vivem no mar apoiadas sobre o substrato e a dispersão de novos indivíduos ocorre durante a reprodução, com a fase larval. Após um curto período de vida livre, a larva se fixa e se desenvolve na esponja.
Questão 7

- As gêmulas são muito resistentes às variações de temperatura e à dessecação, podendo resistir às condições desfavoráveis por muito tempo, ou ser transportadas pela correnteza por grandes distâncias.
Questão 8
- A afirmação pode ser considerada parcialmente correta: se a água circundante é constantemente renovada, espera-se que possua maiores quantidades de partículas nutritivas. Por outro lado, as esponjas fazem a água circular ativamente pelo sistema aquífero por causa da ação dos coanócitos, processo que independe das condições ambientais.

Questão 9
RESPOSTAS:
a) Não, pois as cianobactérias dependem da luz para realizar a fotossíntese, e ela está presente somente em águas relativamente rasas.
b) Exemplares de esponjas em associação com cianobactérias mantidos na presença de luz devem cresce mais rapidamente do que os mantidos no escuro.

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