Os artrópodes formam um filo de
animais com as patas e todos os outros apêndices articulados e com
exoesqueleto, uma proteção externa contra perda de água e danos físicos, que
limita o crescimento dos animais sendo necessária uma troca de exoesqueleto
para que se desenvolvam. Esses organismos possuem ampla dispersão geográfica,
habitando os mais distintos ambientes: aéreo, terrestre e aquático, cada qual
adaptado às condições adversas do ecossistema a que pertencem.
Estrutura Corporal: os artrópodes são animais
triblásticos celomados, com um padrão de segmentação evidente, embora nem tanto
quanto os anelídeos. Com variações de uma classe para outra, eles apresentam
dois, três ou dezenas de segmentos corporais. Apresentam simetria bilateral.
O padrão segmentado também é notório nas patas, todas
com porções bastante individualizadas. Os segmentos que compõem as patas são
unidos por articulações que facilitam a movimentação de um segmento em relação
a outro. A cavidade celomática é muito reduzida, e a distribuição de materiais
depende quase que exclusivamente do sistema circulatório.
CLASSIFICAÇÃO:
Os artrópodes podem ser
classificados em cinco classes, são elas:
Classe Insecta:
A classe Insecta é a
mais diversificada do filo. O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e
abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser
ausentes. A respiração desses animais é traqueal e a excreção é feita através
de túbulos de Malpighi. O sistema nervoso dos insetos é ganglionar com cordão
nervoso ventral. Os insetos são animais dioicos (sexos separados), com
fecundação interna e desenvolvimento direto ou indireto. Exemplos: abelhas,
gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, etc.
Classe Crustacea:
São encontrados
principalmente em ambientes aquáticos de água doce ou salgada, sendo que poucas
espécies podem ser encontradas em terra firme. Possuem uma carapaça dura e
resistente composta por quitina e substâncias calcárias. Com o corpo dividido
em cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e
número de patas variável. A respiração desses animais é feita por brânquias e a
excreção acontece através de glândulas verdes, também chamadas de antenares. A
maioria dos crustáceos é monoica e seu desenvolvimento pode ser direto, mas na
maioria das vezes é indireto. Exemplos: camarões, caranguejos, siris, lagostas,
cracas, etc.
Classe Arachnida:
Os aracnídeos podem ser vistos em matas, pântanos, desertos
e em casas. Algumas espécies de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, são
peçonhentas e sua picada pode causar sérios acidentes a seres humanos e animais
domésticos. Os aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome,
sendo que nos carrapatos essas partes são fundidas. Possuem também quatro pares
de patas, antenas ausentes e a respiração é traqueal ou filotraqueal. Além
disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar; e nas aranhas e
escorpiões a digestão é extracorpórea. A excreção nos aracnídeos é feita
através de glândulas coxais e túbulos de Malpighi. A maioria das espécies é
dioica com fecundação interna. Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros.
Classe Chilopoda:
É representada pelas
centopeias e lacraias, animais que apresentam o corpo formado por cabeça e
tronco. No tronco desses animais há cerca de 170 metâmeros, sendo que em cada
metâmero há um par de patas. A respiração dos chilopodes é traqueal e a
excreção é feita através de túbulos de Malpighi. Os chilopodes são animais
dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Exemplos: lacraias,
centopeias.
Classe Diplopoda:
O corpo dos
diplopodes é formado por cabeça, tórax e abdome, mas há autores que consideram
que o corpo desses animais é formado apenas por cabeça e tronco. O abdome
desses animais é longo e, como nos chilopodes ele também é formado por
metâmeros, em cada metâmero há dois pares de patas. Possuem um par de antenas
na cabeça, respiração traqueal e excreção feita por túbulos de Malpighi. Os
diplopodes são dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto.
Exemplos: piolhos-de-cobra.
Sistema Digestivo: é completo e o
alimento é levado até ele por apêndices bucais articulados. O sistema é
dividido em três partes, o anterior serve para digestão mecânica, o mediano
para digestão enzimática e absorção de nutrientes e o posterior para absorção
de água. A excreção é feita pelo nefrídeos que são associados a outras
estruturas como túbulos de Malpighi ou glândulas coxais, as quais têm aberturas
na base das antenas ou na base do primeiro par de patas para eliminação dos
excretas.
Sistema Circulatório: pelo fato do sistema circulatório
ser aberto, o sangue sai do coração, passa pelos vasos, sai para a hemocele,
alimentando os órgãos dos animais e enfim volta para o coração, e todo o
processo começa de novo. Os pequenos artrópodes não têm moléculas ou células
dariam cor ao sangue, já os artrópodes maiores têm hemocianina no sangue,
molécula que deixa o sangue com coloração azulada. Antes do sangue voltar para
o coração, este passa pela estrutura responsável pela realização da troca
gasosa, brânquias no caso de animais aquáticos como os crustáceos, sistema
traqueal em insetos e pulmão foliáceo em aranhas.
Sistema
nervoso: é composto por gânglios sendo um central que se liga a um cordão nervoso
que percorre todo o corpo. Os órgãos sensoriais são chamados de sensilas que
podem ser mecano e quimiorreceptores como poros, pelos e cerdas são projeções
da cutícula, já que a mesma é uma barreira entre o corpo doa animais e o meio.
Eles podem ter, além dos olhos simples, os olhos compostos tendo, cada uma das
unidades, um nervo exclusivo ligado. Devido a isso, os olhos compostos são
especializados na detecção de movimentos. Os olhos de alguns artrópodes são
especializados em visão diurna ou noturna, ou seja, eles têm alto grau de
dificuldade para se adaptar a mudança de luminosidade.
Reprodução:
os artrópodes são dioicos (indivíduos com órgãos reprodutores masculinos
e indivíduos com órgãos reprodutores femininos) e a maioria faz fecundação
interna. Alguns tem cuidado parental nos primeiros momentos da vida da prole.
Eles podem se desenvolver indiretamente, passando pelo estagio de larva, ou
diretamente.
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