quinta-feira, 27 de abril de 2017

Agora, alguns exercícios para praticar:

RESPOSTAS

1) Todos os protozoários são organismos unicelulares, possuem núcleo bem definido e várias organelas que possuem funções específicas.

                               


2) Ao contrário das algas, esses organismos não apresentam parede celular rígida ao redor de suas células, mas apenas um revestimento flexível composto de fibras contráteis que permite a deformação delas e facilita a fagocitose. Se a disponibilidade da luz for baixa, são capazes de se alimentar de modo heterotrófico. Entretanto, há espécies sem nenhum cloroplasto, totalmente heterotróficas.

RESPOSTAS:

3) Entre os critérios atualmente utilizados para a classificação das algas, destacam-se os tipos de pigmentos presentes nos cloroplastos e as substâncias de reserva armazenadas no interior das células.

                                                     
4) A estrutura locomotora X é um pseudópode, expansão temporária do citoplasma. A estrutura Y representa flagelos, que são prolongamentos filamentosos e longos que realizam movimentos ondulatórios que permitem o deslocamento da célula. A estrutura Z representa cílios, que apresentam a mesma estrutura dos flagelos, porém são menores e em grande número, revestindo a superfície da célula que os apresentam. As estruturas ovais representam o núcleo de cada célula. O protozoário 3 apresenta dois núcleos porque representa um ciliado, organismo que, em geral, tem um núcleo maior (macronúcleo), responsável pelas funções vegetativas da célula e outro menor (micronúcleo), com função relacionada à reprodução.

                                                      



                                                                        RESPOSTAS:
5) Alguns protozoários parasitas necessitam de dois hospedeiros para completar seu ciclo de vida. Nesse caso, o hospedeiro definitivo é aquele no qual o parasita se reproduz sexuadamente; o intermediário é aquele em que ocorre a reprodução assexuada. O cisto é a forma de resistência ou a forma inativa do protozoário. O trofozoíto é sua forma ativa, na qual esse microrganismo se alimenta e se reproduz.                                                


6) Uma vez introduzidos na circulação sanguínea humana, os parasitas alcançam o fígado e multiplicam-se assexuadamente dentro das células hepáticas. Posteriormente, eles invadem os glóbulos vermelhos do sangue, onde também se reproduzem, provocando seu rompimento. Os ataques febris estão relacionados ao rompimento das hemácias com a liberação de novos indivíduos.


 
7) a) Tanto a amebíase quanto a giardíase podem ser representadas pelo ciclo descrito na figura.
b) Amebíase: o desencistamento ocorre quando os cistos chegam ao intestino grosso. Os sintomas variam desde um leve desconforto abdominal, diarreia ou cólicas intestinais até a ocorrência de diarreia aguda, acompanhada de febre alta e de calafrios. 
Giardíase: o desencistamento também ocorre no intestino. Os sintomas mais comuns são: azia e náusea; cólicas e diarreia aguda persistentes; perda de apetite e irritabilidade.
 c) Muitas doenças estão vinculadas à falta de saneamento básico e interferem na qualidade de vida da população. Algumas são transmitidas por ingestão de água contaminada e contato da pele com lixo ou esgoto contaminados. Além disso, a prevenção custa menos do que o tratamento ou a cura delas. 



                                                                       RESPOSTAS:
8) Esses protozoários têm uma relação de mutualismo dentro do intestino dos cupins. Os protozoários ficam protegidos dentro do corpo desses insetos e digerem a celulose proveniente da madeira, liberando nutrientes que são absorvidos pelos cupins. Os dois organismos não vivem separadamente.

9) a) Amebíase: causada pela Entamoeba histolytica, é transmitida pela ingestão de cistos presentes em alimentos ou água contaminados. Afeta o intestino grosso e outros órgãos, como fígado, rins, pulmões e pele, causando lesões. Pode apresentar uma fase assintomática. Os sintomas variam desde um leve desconforto abdominal, diarreia ou cólicas intestinais até a ocorrência de diarreia aguda, acompanhada de febre alta e de calafrios. Pode haver liberação de sangue com as fezes. 
                                                   Giardíase: causada pela Giardia lamblia e também é transmitida pela ingestão de cistos presentes em alimentos ou água contaminados. Afeta principalmente o estômago e o intestino delgado, provocando azia e náusea; cólicas e diarreia aguda persistentes; perda de apetite e irritabilidade. Pode haver uma fase assintomática.
           b) O papel da comunidade e do governo é promover a conscientização da população, por meio de divulgação ou campanhas, alertando sobre a importância da higiene e do saneamento básico, além de indicar as principais doenças que ocorrem na falta dessas medidas.

 10) As algas multicelulares possuem a estrutura do talo simples e apresentam estruturas celulares que realizam as mesmas funções em algas unicelulares. 

11) As células das clorofíceas apresentam as clorofilas A e B como pigmentos predominantes, reservam amido e são revestidas por parede celulósica. Essas características aproximam as clorofíceas dos vegetais.
 12) Quando um protozoário passa para a sua forma de resistência - o cisto-, o volume celular diminui e ocorre a secreção de uma capa glicídica, proteica ou glicoproteica que o envolve e protege. Quando as condições voltam a ser favoráveis, ocorre o desencistamento e o organismo volta à sua forma ativa. Da mesma forma, algumas espécies de algas são capazes de produzir formas de resistência, os esporos, quando as condições são desfavoráveis. Quando as condições tornam-se novamente adequadas, esses esporos se desenvolvem e originam novos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário